segunda-feira, maio 26, 2008

Amigo - Uma constatação verossímil

Amigos são aqueles caras insubstituíveis que costumam a falar exatamente o que a gente espera, mas que nunca estamos preparados para ouvir. São como uma voz da verdade ambulante. Como quando perguntamos se estamos sendo chatos, ou se aquela roupa horrível está nos vestindo bem, e eles respondem, sem pensar duas vezes: como uma solteirona! é claro que está linda, até parece a garota propaganda da ultragaz! Não tem nada mais apertado no teu guarda-roupa não?!
É, amigos são assim como uma parte da família que a gente perdeu no caminho, que encontra alguns anos depois e descobre, quase sem querer, a quantidade de afinidades ou de diferenças que nos complementam. São aqueles que nunca te ligam, não lembram do seu aniversário, mas se sabem que você está mal por qualquer problema que seja, vão correndo do seu lado para lhe lembrar o quão inútil é se deixar abater por todos os problemas. E você tem vontade de esganá-lo por sua insensibilidade. Para algumas horas depois descobrir que ele estava coberto de razão.
Não falo aqui, daqueles amigos que são praticamente um ombro-honorário na nossa vida (e que mais parecem sua mãe com seus conselhos cheios de boas intenções), mas sim daqueles amigos que você não faz nem idéia por que se importam com você, ou por que você se importa com eles, ou mesmo os motivos que o movem a querer sempre o seu bem, mesmo quando dizem "tomara que você quebre a cara, para aprender, garoto!". São os amigos humanos em todos os sentidos da palavra, que são capazes de chutar quem fala mal de você, amam os seus defeitos, te fazem as piores e as melhores coisas no mundo, e que você não imagina vivendo sem. Amam a sua família, só pelo fato de te ter botado no mundo, adoram qualquer pessoa que te faça feliz. Odeia seus gostos, mas participa deles, assim como te ensina a gostar do que eles gostam. Não poupa sermões pelos seus erros e elogios pelos seus acertos. Não acerta nunca seu presente, sabe disso, mas continua tentando. Participa dos seus sorrisos e das suas lágrimas, mesmo que signifique rir da sua cara enquanto você chora, te lembrando sempre da dualidade de todas as coisas. Um pentelho em potencial nos dias tensos. Um ser humano admirável, por sua entrega sem interresses.
Amigo é aquele ser diferente por que, pode não estar do seu lado na hora mais difícil, pode não saber como resolver seus problemas: Mas fariam tudo isso, se pudesse. Sem nem pensar duas vezes. E de todo o coração.

2 comentários:

Fred Paiva. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fred Paiva. disse...

vai tomar no seu CU!!!


ti amooo
hauhauhauahuahuah